Natal dos Pretos ou Festa Nossa do Rosário, Penha/SC


                                               Natal dos Pretos ou Festa Nossa do Rosário, Penha/SC

                                                                  Maria do Carmo Ramos Krieger


             Um cartaz anunciava que a Festa de Nossa Senhora do Rosário ou Natal dos Pretos já estava com data marcada dias 5 e 6 de janeiro de 1986, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Penha – litoral Norte do Estado de Santa Catarina: “Natal dos Pretos. Festa tradicional da comunidade, com apresentação do Moçambique, dança folclórica. Acontecimento único na região, de características africanas trazidas pelos escravos e cultuada até hoje”.
             No início da década de 1980 conheci a festa que 'nasceu'' dos escravos – homens empregados na armação de caça à baleia que fora instalada por volta de 1778 em Itapocorói, bairro que acabou conhecido como Armação de Itapocorói.


              Cultuando suas origens, os escravos congregavam-se em torno da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, santa lembrada dia 7 de outubro no calendário da Igreja Católica. Porém os escravos transferiram tal comemoração para o dia 26 de dezembro – única folga que eles ganhavam de seus 'senhores'. Assim eles aproveitavam o dia 25 de dezembro, Natal, como data importante para o início da festa, daí a origem do nome Natal dos Pretos. Uma Santa Missa na Igreja Matriz era o primeiro momento do encontro, embora ficasse conhecida como Derradeira Noite, com a entrega das coroas do Rei e da Rainha do Rosário. Feitas em cobre, eram levadas até a Casa do Descanso, residência na qual havia uma mesa com toalha e flores preparada para recebê-las, permanecendo ali até a manhã seguinte. Dependendo do local de residência do Rei, a casa poderia ser próxima à dele ou à igreja, como aconteceu por muitos anos, sendo utilizada a residência do senhor Evilásio Adriano, no centro de Penha, onde as coroas descansavam até a manhã seguinte.
              No segundo dia dos festejos o grupo de dançantes/cantantes (o mesmo que acompanhava as cerimônias da Festa do Divino em Penha), seguiam os reis, ao som da dança folclórica Moçambique até à Casa de Descanso para apanhar as coroas. O percurso de volta à igreja era marcado pelo acompanhamento dos 'empregados de vela', pessoas amigas dos reis que as seguravam acessas e usavam faixa de cetim azul claro. O cortejo oficial, com outros súditos que se faziam presentes, como os Pajens do Rei e da Rainha, que os precediam levando as coroas em almofadas, o Juiz e a Juíza do Mastro (o mastro, anunciando a festa, já havia sido erguido na praça próxima à igreja uns dias antes e cabia aos juízes zelarem por ele), membros da Irmandade do Rosário, vestindo suas opas – capa branca com sobrepeliz azul, e o porta estandarte, que segurava um, com a imagem de Nossa Senhora do Rosário estampada, ganhava a rua do centro de Penha, principalmente ao redor da Igreja Matriz, rezando, cantando e homenageando Nossa Senhora do Rosário.
               A coroação durante a Missa do dia 26/12, o almoço oferecido logo após, a procissão da tarde com o encontro dos familiares foram momentos sempre especiais os quais assisti em dez anos de minhas temporadas de verão na localidade.
             O Natal dos Pretos foi muito significativo, como rito de passagem num sonho: ser Rei ou Rainha do Rosário. Mesmo que de curta duração, pois o reinado oficial começava na Missa da coroação, às 10 horas da manhã e terminava às 17 horas do mesmo dia, com a indicação de novos Reis do Rosário. Mas de indelével lembrança para quantos participaram dele.
              Em 1906 o Padre Heinrich Lindgens, em visita à comunidade católica de Penha, deixou registrado um texto “Natal no Brasil: muito tempo antes um negro já havia sido escolhido para ser coroado como rei da festa. Sua irmã era a rainha. Duas velhas coroas, que durante o ano ficavam abandonadas na poeira e sujeira, em algum canto da sacristia, foram limpas e, agora, brilhavam reluzente sobre o altar. Eu tinha que aspergi-las com água benta antes da Missa”.
            Apesar dos oitenta anos que separam o registro do padre Heinrich (1906) e o resultado da minha observação no último ano do Natal dos Pretos em Penha (1986), creio serem as mesmas as perguntas a serem feitas: por que os negros continuaram realizando a sua festa, apesar das dificuldades encontradas? Segundo consta, a festa acabou porque os pretos rarearam em Penha. Existe também a hipótese que não havia apoio público municipal, ao contrário do que era, e ainda o é, direcionado à Festa do Divino, quando o Prefeito Municipal destina uma verba para ajudar no custeio da festa; apesar do feriado municipal de 26 de dezembro em homenagem à data, ter proporcionado ocasião para a celebração (acabou sendo extinta com o próprio fim da festa).
              Naquela época o padre Heinrich relatava que “um boi gordo e muitas galinhas seriam servidas no almoço festivo”. Na década de 1980 eu visitava as preparações na cozinha e constatava a quantidade de batatas, galinhas e verduras preparadas para o público. Trabalho de voluntários que transformavam a cozinha num grande espaço comunitário.


               Se a Coroa revelava um código de ascensão ao poder, representando, dentro do ciclo natalino a dramatização de um grupo, as respostas e as relações deste mesmo grupo com o mundo real e o da festa, se formos comparar a rotina diária com o ritual de dois dias, vivendo o sonho
de ser Rei ou Rainha do Rosário, representavam valores simbólicos importantes, pois de operário/pescador/funcionário público o homem comum passava a ser Rei.
               Na década de 2000 aconteceram algumas tentativas de reinvenção da festa, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do mesmo nome, em Penha, por pessoas ligadas a movimento afro. Não deram resultado esperado.
               A eternização do cerimonial continua valorizando uma festa que, registrada em fotos, entrevistas, textos, serviu de estudo e pesquisa para muitos trabalhos, onde promessas à santa, roupa de domingo, foguetório, mastro e novenas conferiam ao Rei e à Rainha do Rosário o 'status' de prestígio e poder naquela que foi uma das  expressivas manifestações culturais de afro descente de Santa Catarina: a Festa do Rosário ou o Natal dos Pretos em Penha.

Maria do Carmo Ramos Krieger, historiadora, pesquisa a cultura popular de base açoriana em Penha, é diretora da EEB Manoel Henrique de Assis/Penha.
                                                                                       

Comentários

  1. Edemir maciel 3º4
    era uma festa cultural criada em janeiro de 1986,com muitas partipações do folclore africano melhor dizendo moçambique, o nome é "festas dos pretos" é dado porque os escravos cultuavam suas origens os escravos comemoravam em volta da igreja NOsSA SENHORA DO ROSÀRIO durante sete dias pois eram a unica folga deles....

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Sandy Cinara Zeferino
    Serie:2° ano 2 E.M.I

    A Festa de Nossa Senhora do Rosário conhecida como Natal dos Pretos, foi criada em 1986.Que foi trazidas por escravos que instalau na atual Armação Itapocoroi em 1778,era comemorada na igreja Nossa Senhora De Rosario,na festa e eleito o rei e a rainha.Nessa festa tinha apresentação comemorando suas origens.Agora é comemorada na capela Nossa Senhora Aparecida, que é citada como uma grande festa em Penha.

    ResponderExcluir
  3. Bruna Lopes Duarte 2º II

    Festa de Nossa senhora do Rosário, também conhecido como Natal dos preto era uma festa cultural criada em janeiro de 1986. Foi trazida para Penha em 1778 (comemorada na armação do itapocorói), que tinha como formação um rei e uma Rainha. Tinha a duração de 7 dias e foi também conhecida como natal dos pretos porque era nesse periodo que os negros tinham "folga" de seus trabalhos nas fazendas e comemoravam o "natal". Essa tradição "morreu" em Penha, por falta de pessoas pra participar.

    ResponderExcluir
  4. Alunas: Andriele Wilbert, Sabrina Souza,Lara,Beatriz 8°01

    A Festa de Nossa Senhora do Rosário, ou também conhecida como Natal dos Pretos, foi criada em janeiro de 1986 e durava 7 dias. A festa foi trazida por escravos para a Armação Itapocoroi em 1778. Nessa festa tinha apresentações comemorando suas origens. Era conhecido pelos "Natal dos Pretos" porque era o único dia em que os negros "não trabalhavam" e comemoravam o natal.

    ResponderExcluir
  5. muito legal asuntos muito enteresantes

    ResponderExcluir
  6. Alunos:Jean Carlos,Leonardo Vicari,Luís Gustavo,Vitor.

    Um Texto Bem Elaborado...Que Retrata Bem Uma Informação...
    A Festa de Nossa Senhora do Rosário, ou também conhecida como Natal dos Pretos, foi criada em janeiro de 1986 e durava 7 dias. A festa foi trazida por escravos para a Armação Itapocoroi em 1778. Nessa festa tinha apresentações comemorando suas origens. Era conhecido pelos "Natal dos Pretos" porque era o único dia em que os negros "não trabalhavam" e comemoravam o natal.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.
    Adoramos beijos.
    Alunas: Caroline F,Sara, Geovana e Gabriela, Bianca, Talyta, ABigail. 8ª '2'

    ResponderExcluir
  8. Aluana:Talyta Vieira, Sara Poletto, Geovana Souza, Caroline Francez, Bianca Silva, Abigail Marquetti, Gabriela Yasmin.
    Sréri: 8°'2'
    Professora: Micheli
    Nós achamos muito interessante e aprendemos que a festa de nossa senhora do Rosário é uma manifestação da cultura afro-brasileira, na qual suas origens remontam os séculos XVII e XVIII, de norte a sul do Brasil, com os nomes de Congadas ou Embaixadas ou Moçambiques.


















    ResponderExcluir
  9. Aluno:Nikolas de Souza e Silva
    Série:8°2
    Essa Festa foi uma Festa Cultural,Criada em Janeiro de 1986,Que foi trazida para a penha em 1778,era também Conhecida como Natal dos Pretos.A festa foi criada pelos escravos,No segundo dia da festa,os dançantes/cantantes Seguiam os reis em uma dança folclórica,e que realmente eu acho uma festa com Bastante cultura.

    ResponderExcluir
  10. Alunas: Abigail Luísa Marquetti, Bianca Silva de Souza, Caroline Francez, Gabriela Yasmin, Geovana Souza, Sara Poletto e Talyta dos Santos Vieira
    Série: 8ª "2"
    Professora: Michelle Porto
    Comentário: A festa de Nossa Senhora do Rosário ou Natal dos Pretos, foi criada no ano de 1986 e veio para a cidade de Penha - SC no ano de 1778. Era comemorada no bairro da Armação de Itapocorói e tinha um Rei e uma Rainha. Era uma cultura onde os escravos congregavam-se em torno da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, santa que é lembrada dia 7 de outubro no calendário católico.

    ResponderExcluir
  11. Festa de Nossa Senhora do Rosário , Moçambique ou Natal dos Pretos - Festa que realizava-se na Penha na noite de 25 de dezembro e durante o dia 26. Reverenciado como dia do nascimento de Jesus Cristo, o Natal representa a chegada do Salvador. É a visão oficial, porquanto que o Natal dos Pretos articula outros conflitos, ainda que festejado dentro da mesma Igreja Católica. Este se enquadrava em lendas, procissões, promessas a Santos, devoções e envolvia toda uma estrutura simbólica. Em que danças, cantos e choros recriavam uma identidade oficial. Segundo depoimentos com relação a comemoração nesta data, diz o seguinte: “Os pretos só tinham um dia livre, oferta do seu sinhô, durante todo o ano: era o dia 26 de dezembro. Então eles juntaram as duas coisas: a homenagem à Santa e o dia de Natal”.

    ResponderExcluir
  12. Nadine Soares 3º4

    Fiquei surpresa ao ler essa postagem, pois não tinha a mínima ideia de que existia outra festa além da festa do Divino.
    Também fiquei surpresa ao saber que aqui, na nossa cidade, o Natal era diferente. Comemorado de um jeitinho bem tradicional, sem essas histórias de Papai Noel e afins.

    Apenas fico chateada ao saber que em todos os anos em que eu estudo não tive acesso a tais informações, e de como podemos saber coias de tantos outros lugares, mas não sabemos da nossa própria cidade e cultura.

    ResponderExcluir
  13. Criada em Janeiro de 1986, A festa de Nossa Senhora do Rosário, conhecida também como Natal dos Pretos, foi uma festa de muitos anos atras, que consistia em um Rei e uma Rainha.
    Ela foi trazida por escravos que se alojaram na atual Armação Itapocoroi em 1778, e a duração da festa era de 7 dias.

    ResponderExcluir
  14. Aluno:Gustavo Aurélio de Souza
    Série:2º 01
    Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Natal dos Negros. A festa é uma tradição dos tempos da escravidão quando pessoas trazidas da África para servir de mão-de-obra na agricultura e mineração recebiam a catequese forçada da Igreja Católica. Neste processo, Nossa Senhora do Rosário foi escolhida como padroeira do povo de origem africana.
    "Mas a comunidade afro-brasileira acabou colocando também a religiosidade africana dentro desta festa", explica o professor de história, José Bento Rosa da Silva, autor do livro "Negras Memórias". O livro tem como base sua dissertação de mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) chamada "Festa de Preto em Terra de Branco: história oral, memória e identidade em Santa Catarina".
    A festa de Nossa Senhora do Rosário, ou Natal dos Negros, é uma forma de manter viva as tradições e as manifestações religiosas da cultura africana, além de resgatar os costumes e as raízes dos escravos negros que foram trazidos para o Brasil. Pelo calendário católico, este ritual afro é comemorado no dia 7 de outubro, mas esta data foi transferida para o primeiro dia depois do Natal.

    ResponderExcluir
  15. Richard day fuchs 2º 1 EMI

    Em Janeiro de 1986 foi criada a festa conhecida como natal dos negros.Reverenciado como dia do nascimento de Jesus Cristo, o Natal representa a chegada do Salvador.
    Era comemorada no bairro da Armação de Itapocorói e tinha um Rei e uma Rainha.A festa foi criada pelos escravos,É a visão oficial, porquanto que o Natal dos Pretos articula outros conflitos, ainda que festejado dentro da mesma Igreja Católica. Este se enquadrava em lendas, procissões, promessas a Santos, devoções e envolvia toda uma estrutura simbólica.Em que danças, cantos e choros recriavam uma identidade oficial.

    ResponderExcluir
  16. aluno: leonardo henrique da silva
    serie: 2º ano 01 EMI

    essa festa parece mei racista pois é festa dos pretos eu acho que é meio racista é estranho.
    essa Festa de Nossa Senhora do Rosário ou Natal dos Pretosestava marcada dias 5 e 6 de janeiro de 1986, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha apresentação do Moçambique, dança folclórica. Acontecimento único na região, de características africanas trazidas pelos escravos e cultuada até hoje1980 conheci a festa que 'nasceu'' dos escravos – homens empregados na armação de caça à baleia que fora instalada por volta de 1778 em Itapocorói, bairro que acabou conhecido como Armação de Itapocorói. No segundo dia dos festejos o grupo de dançantes/cantantes (o mesmo que acompanhava as cerimônias da Festa do Divino em Penha), seguiam os reis, ao som da dança folclórica Moçambique até à Casa de Descanso para apanhar as coroas.O percurso de volta à igreja era marcado pelo acompanhamento dos 'empregados de vela', pessoas amigas dos reis que as seguravam acessas e usavam faixa de cetim azul claro.Se a Coroa revelava um código de ascensão ao poder, representando, dentro do ciclo natalino a dramatização de um grupo, as respostas e as relações deste mesmo grupo com o mundo real e o da festa, se formos comparar a rotina diária com o ritual de dois dias, vivendo o sonho
    de ser Rei ou Rainha do Rosário, representavam valores simbólicos importantes, pois de operário/pescador/funcionário público o homem comum passava a ser Rei.

    ResponderExcluir
  17. Aluno:Guilherme Loch 2°1

    Um cartaz anunciava que a Festa de Nossa Senhora do Rosário ou Natal dos Pretos já Avesta com data marcada dias 5 e 6 de janeiro de 1986, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Penha.Início da década de 1980 conheci a festa que 'nasceu'' dos escravos – homens empregados na armação.Cultuando suas origens, os escravos congregavam-se em torno da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, santa lembrada dia 7 de outubro no calendário da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  18. Aluno:Guilherme Loch 2°1

    Um cartaz anunciava que a Festa de Nossa Senhora do Rosário ou Natal dos Pretos já Avesta com data marcada dias 5 e 6 de janeiro de 1986, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Penha.Início da década de 1980 conheci a festa que 'nasceu'' dos escravos – homens empregados na armação.Cultuando suas origens, os escravos congregavam-se em torno da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, santa lembrada dia 7 de outubro no calendário da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  19. Cleivison menezes
    Série:2º01

    Nossa Senhora do Rosário,conhecida também como Natal dos Negros,esse evento e uma tradição dos tempo que ainda havia escravidão,quando os negros eram trazidos da Africa para trabalhar na agricultura e mineração.

    ResponderExcluir
  20. Anderson Filipe Moser
    Série:3°ano 05

    Festa de Nossa senhora do Rosário, também conhecido como Natal dos preto era uma festa cultural criada em janeiro de 1986.A festa é uma tradição dos tempos da escravidão quando pessoas trazidas da África para servir de mão-de-obra na agricultura e mineração recebiam a catequese forçada da Igreja Católica. Neste processo, Nossa Senhora do Rosário foi escolhida como padroeira do povo de origem africana.

    ResponderExcluir
  21. Gostei ps me fez entender melhor a cultura de Penha Mariana E Adryele 8 1

    ResponderExcluir
  22. Alunas: Jessica Castelo e Luana Marina.
    Série: 8ª1
    Professora: Michelle.
    Achamos um texto super interessante e com um ótimo conteúdo, com palavras fáceis de entender, fazendo com que os alunos e o publico tenham conhecimento de um pouco mais da nossa cultura e do nosso passado, sendo assim uma ótima história.

    ResponderExcluir
  23. Thais Cristina Bauler.
    Série:3°ano 05
    Natal do Pretos foi criada nos dias 5 e 6 de janeiro de 1986, na Igreja Matriz, foi trazida por escravos, e tinha como objetivo eleger um rei e uma rainha. E nessa festa haviam apresentaçoes comemorando suas origens.

    ResponderExcluir
  24. Pedro Antônio Vieira
    Série:2º1

    A festa de Nossa Senhora do Rosário também conhecida como Natal dos Pretos e tem características africanas foi trazidas pelos trabalhadores empregados em Armação do Itapocoroi em 1986 tem duraçao de 7 dias e nela estão presentes um rei e uma rainha.

    ResponderExcluir
  25. Ricardo 304
    O natal dos negros e uma festa tipica dos descendentes africanos com o intuito de eleger um rei e uma rainha,pessoas normais e trabalhadoras que pelo menos uma vez na vida poderiam se sentir importantes,uma pessoa da realeza,e muito legal esta festa devido a todo o passado historico que os negros enfrentaram e enfrentam ainda ate os dias atuais...

    ResponderExcluir
  26. Aluno:Luiz G. Pinto 2ª1

    No início da década de 1980 conheci a festa que 'nasceu'' dos escravos – homens empregados na armação de caça à baleia que fora instalada por volta de 1778 em Itapocorói, bairro que acabou conhecido como Armação de Itapocorói.
    Cultuando suas origens, os escravos congregavam-se em torno da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, santa lembrada dia 7 de outubro no calendário da Igreja Católica. Porém os escravos transferiram tal comemoração para o dia 26 de dezembro – única folga que eles ganhavam de seus 'senhores'. Assim eles aproveitavam o dia 25 de dezembro, Natal, como data importante para o início da festa, daí a origem do nome Natal dos Pretos. No segundo dia dos festejos o grupo de dançantes/cantantes (o mesmo que acompanhava as cerimônias da Festa do Divino em Penha), seguiam os reis, ao som da dança folclórica Moçambique até à Casa de Descanso para apanhar as coroas. A coroação durante a Missa do dia 26/12, o almoço oferecido logo após, a procissão da tarde com o encontro dos familiares foram momentos sempre especiais os quais assisti em dez anos de minhas temporadas de verão na localidade. Na década de 2000 aconteceram algumas tentativas de reinvenção da festa, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do mesmo nome, em Penha, por pessoas ligadas a movimento afro. Não deram resultado esperado.

    ResponderExcluir
  27. Aluno: Esmael Centeno da Luz 2°1 Inovador
    No início da década de 1980 conheci a festa que 'nasceu'' dos escravos – homens empregados na armação de caça à baleia que fora instalada por volta de 1778 em Itapocorói, bairro que acabou conhecido como Armação de Itapocorói. O Natal dos Pretos foi muito significativo, como rito de passagem num sonho: ser Rei ou Rainha do Rosário. Mesmo que de curta duração, pois o reinado oficial começava na Missa da coroação, às 10 horas da manhã e terminava às 17 horas do mesmo dia, com a indicação de novos Reis do Rosário

    ResponderExcluir
  28. Aluno:Gledson Z. Junior 2°2 EMI

    Um Texto Bem Elaborado...Que Retrata Bem Uma Informação...
    A Festa de Nossa Senhora do Rosário, ou também conhecida como Natal dos Pretos, foi criada em janeiro de 1986 e durava 7 dias. A festa foi trazida por escravos para a Armação Itapocoroi em 1778. Nessa festa tinha apresentações comemorando suas origens. Era conhecido pelos "Natal dos Pretos" porque era o único dia em que os negros "não trabalhavam" e comemoravam o natal.

    ResponderExcluir
  29. Aluna:Amanda Silva Cipriano 3 05
    No início da década de 1980 conheci a festa que 'nasceu'' dos escravos – homens empregados na armação de caça à baleia que fora instalada por volta de 1778 em Itapocorói, bairro que acabou conhecido como Armação de Itapocorói.A festa é uma tradição dos tempos da escravidão quando pessoas trazidas da África para servir de mão-de-obra na agricultura e mineração recebiam a catequese forçada da Igreja Católica.Nossa Senhora do Rosário, santa lembrada dia 7 de outubro no calendário da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  30. Aluna; Ariane Costa Da Silva 3º 05
    A festa Natal dos pretos,1986, nasceu dos escravos, homens empregados na Armação de caçada á baleia, que foi instalada por volta de 1778 em Itaporoí. Eles ganhavam uma unica folga dos seu senhores, porém os escravos transferiam tal comemoração para dia 25 de dezembro, assim ele aproveitaram o dia 25 de dezembro, Natal, como data importante para o inicio da festa, daí a origem do nome natal dos pretos.Na festa é eleito Rei e Rainha, e servido um alomoço festivo.

    ResponderExcluir
  31. SÉRIE : 2º1 EMi
    ALUNO : Rafael Jacob

    Uma festa que nasceu dos escravos, empregados da caça á baleia.O Natal Dos Pretos , era uma festa tradicional na cidade de Penha e tinha apresentações folclóricas.a data festiva era dia 26 de dezembro (única folga que eles tinham dos seus ''senhores''), assim aproveitavam o Natal, como era uma data importante, foi dada a origem do nome "Natal Dos Pretos"no segundo dia de festa, o grupo de dança e canto seguiam os reis , ao som da dança folclórica até a casa de descanso para apanhar as coroas. O Natal dos pretos foi muito significativo , mesmo com curta duração , mas leva a lembrança de quem participou.

    ResponderExcluir
  32. alunos:MATEUS E GABRIEL
    3º5
    O natal dos pretos teve inicio em 1986 era um festa criada por escravos,eram eles homens que caçavam baleias na armação, ele ganhavam apenas uma folga para seu descanso, assim os escravos transfiriam a comemoração para o dia de dezembro assim tinham mais um dia de descanso a origem de natal dos pretos éra por ser comemorado em natal dai seu nome natal dos pretos. nesta festa se elegia rainha e rei.

    ResponderExcluir
  33. Ótimo texto! Eu não tinha conhecimento dessa comemoração e adorei poder aprender mais sobre nossa cidade e suas culturas. Foi uma festa muito legal, pelo que li, e foi uma pena ter sido finalizada sem explicações certas.

    Andressa Caroline Wilbert, 3º4

    ResponderExcluir
  34. Texto muito bem explicado! É emocionante saber que eles tinham um único dia de liberdade ao ano, e festejavam com orgulho!

    Daiane Voigt Costa, 3º4

    ResponderExcluir
  35. Ótimo texto, porém eu não sabia da existência dessa festa, e muito menos que foi realizada na penha, parece uma festa muito interessante.

    Gabriel Fernando Mendes 2º 2

    ResponderExcluir
  36. Jailson Bósio, 3º5

    A festa nasceu dos escravos em 1986, por homens empregados á caçada de baleia na Armação. Nesta festa era eleito um rei e uma rainha, o nome de “natal dos pretos” foi devido ao período que os homens tinham folga do trabalho, então comemoravam o natal. Nesta festa ocorriam grupos dançantes e a coroação.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito deste texto. Fiquei maravilhada, pois não sabia que ja existiu uma festa tão bonita aqui na cidade de Penha.
    Ali no texto, eu percebi que apesar das dificuldades eles não desistiram de fazeram á sua festa, e também porque era um acontecimento muito especial para eles, que era o dia que se comemorava o Natal, e eles não trabalhavam.
    Que pena que as pessoas não falam mais sobre esta festa, porque os escravos foram muito importante na colonizaçao do nosso país.

    Aluna: Tayná cristina de Souza
    Série: 2º02 EMI

    ResponderExcluir
  38. Aluno: Matheus Marco Tulio
    Série: 2º 01 EMI
    Achei esse um texto muito interessante, eu não fazia a mínima ideia de que já havia tido escravos aqui em nossa região e que também eram empregados nos trabalhos das armações de caça à baleia.
    E mesmo assim, naquela época negros terem direitos a festas principalmente após o natal, quase impossivél. Mesmo nessas condições, que eram totalmente impedidos de exercerem seus direitos e sua liberdade.
    Penso que o esquecimento de tal festa seja uma mancha em nossa cultura e história, uma celebração como essa deveria permanecer sempre viva em nossas memórias e na de nossos antepassados.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. A festa do divino é uma das festas mais aguardadas na nossa cidade, onde carrega consigo histórias e costumes, dentre essas histórias muitas são de antigos moradores que contam com prazer suas experiências, agregando mais e mais para que ela cresça, chegando a ter essa plenitude hoje em dia.
    Eu como moradora recente e não católica, desconheço muito seu grandioso passado, mas com os textos aqui proposto acabo adquirindo um maior conhecimento e tendo uma admiração e sede de conhecer como esta funciona.
    Os textos aqui mostrados da nossa Diretora Maria do Carmo, são de suma importância para não somente nós alunos e sim a toda comunidade, assim mostrando seu conhecimento e repassando para que ele possa ser adquirido por outros.
    Uma das minhas maiores curiosidades foi sobre o texto acima, desconhecia que havia antigamente escravos na nossa região e principalmente que na região onde moro acontecia a caça da baleia.

    Aluna: Isabel Breia Carvalho da Rosa
    Série: 2ºano 2 EMI


    ResponderExcluir
  41. Criada em Janeiro de 1986, A festa de Nossa Senhora do Rosário, conhecida também como Natal dos Pretos, foi uma festa de muitos anos atras, que consistia em um Rei e uma Rainha.
    Ela foi trazida por escravos que se alojaram na atual Armação Itapocoroi em 1778, e a duração da festa era de 7 dias.

    Cassiano Luiz Adriano 3º4

    ResponderExcluir
  42. Gostei e achei interessante pelo fato que descobri uma coisa que eu não sabia meio que a parte da "escravidão" na nossa região e que também eram empregados nos trabalhos das armações de caça à baleia.
    A festa em si eu nunca tinha ouvido falar, e aparenta que ela foi meio que esquecida com o tempo, ela fala (se trata) bastante da cultura africana, e é conhecida "Natal do pretos" meio que davam direito de os negros de comemorar o natal.

    Aluno: Eduarddo Reinert.
    Série: 2º ano2.

    ResponderExcluir
  43. Muito bom o texto, e bem explicado! Adorei muito conhecer sobre essa festa, e um pouco mais sobre a cultura de nossa cidade. Pena que essa festa foi encerrada sem uma boa explicação.
    Aluna: Fernanda C. Germano
    Série: 3ºano 5

    ResponderExcluir
  44. Festa tradicional da comunidade, com apresentação do Moçambique, dança folclórica. Acontecimento único na região, de características africanas trazidas pelos escravos e cultuada até hoje”.

    Sabrina Nogueira 3º5 noturno

    ResponderExcluir
  45. A festa em si eu nunca tinha ouvido falar,ela relata bastante da cultura africana,meio que davam direito de os negros de comemorar o natal. Mas com o tempo uma história esquecida pelo povo ficando somente nas nossas memórias. Gostei do texto como não sou dessa região não sei muito sobre sua cultura.

    Evelyn Thamirys Van Den Bylaardt
    2º02 EMI

    ResponderExcluir
  46. Fernanda e Nathaly 8º ano 1 (matutino).
    05/09/14.
    Nós nunca tinhamos ouvido falar da "festa" Natal dos Pretos ou Da Nossa Senhora do Rosário, gostamos muito de conhecer essa cultura trazida para a nossa cidade pelos afro-decendentes (pretos)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas