Festa do Mastro de São Sebastião em Penha/SC

Mastro de São Sebastião

Maria do Carmo Ramos Krieger*

A 20 de janeiro de cada ano a Igreja Católica Apostólica Romana comemora o dia de São Sebastião. Um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar, comportamento de solidariedade junto aos cristãos os quais eram perseguidos à época.

Devido ao auxílio que prestava, Sebastião sofreu o martírio de ter sido despido, amarrado a uma árvore e alvejado com flechas. Socorrido, foi atacado novamente e faleceu no ano de 303.

Três séculos depois, no ano de 680, uma peste tomou conta de Roma e devotos realizaram uma procissão com as relíquias do santo, pedindo a Deus por seu intermédio. Logo o grande mal chegou ao fim e São Sebastião, invocado pela fé de povo em desespero, ficou conhecido como protetor das pessoas chagadas e com doenças infecciosas.

A devoção rompeu barreiras intemporais e espalhou-se pelo mundo. No Brasil, onde a presença do catolicismo popular é consideravelmente expressiva, a devoção ao santo foi trazida pelos portugueses que colonizaram o  seu território de além mar, imprimindo por meio do culto a santos representados pelo martirológico com dores e sofrimentos a potencialidade da fé.



Com culto tão difundido, era natural que a devoção também marcasse presença no Estado catarinense, notadamente em Penha, litoral Norte, onde a Festa do Mastro de São Sebastião sobrevive há muito - num tempo impreciso para tantos quanto se lembram de sua existência. No município, cuja história registra a chegada dos portugueses-açorianos em fevereiro de 1777, São Sebastião tem comemoração especial, com direito a enfeite do mastro, procissão, cantoria, pagamento de promessas e Santa Missa, onde ofertas de massas simbolizam o agradecimento pelas graças alcançadas.

O primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo (20 de janeiro), quando o mastro é enfeitado durante uma cerimônia que dura cerca de três horas, no sábado ou no domingo à tarde.

 Um tronco de árvore com 10 metros de altura é deitado em cavaletes. Pessoas, a maioria mulheres, chega ao local com flores, folhagens e fitas. O local do enfeite do mastro acontece na Sociedade Esportiva Beira-Mar, no bairro de Armação, quando o promesseiro(a) mora longe da Igreja de São João Batista, no  bairro de Armação ou na própria casa do promesseiro(a).

Enfeitar o Mastro é um cerimonial que cabe à ala feminina, embora os homens também participem, estourando foguetes, conversando ou cantando com os foliões do Grupo Folclórico Armação de Itapocorói.

A grande presença feminina explica-se porque as mulheres são mais devotas, rezam mais, segundo informações colhidas numa tarde de enfeite do mastro. Porém a pessoa pagadora de promessa pode ser homem, criança, mulher ou mesmo gente de mais idade.

A responsabilidade do promesseiro(a) se constitui basicamente em: 1. conseguir a árvore (encomendada de quem tem plantação, conforme a lei de proteção ao meio ambiente); 2. pedir as flores e folhagens; 3. providenciar broinha de coco que será servida durante o enfeite; 4. disponibilizar a concertada, bebida típica que é servida durante a tarde. Assim, tradicionalmente a festa acontece  envolvendo pessoas da comunidade de Armação, bairro de tradicional cultura de base açoriana em Penha.

Após o enfeite, o mastro é transportado até o pátio da Igreja de São João Batista, onde será fincado e permanecerá enquanto a outra parte da festa, a da Santa Missa com a oferta de massas, aguarda seu momento, num domingo próximo ao dia 20 de janeiro.

* Maria do Carmo é  pesquisadora e historiadora, escreve sobre festas  de cultura de base açoriana em Penha. e-mail: maria-carmo@hotmail.com

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aluna:Sandy Cinara Zeferino
    Série:2° ano "2" E.M.I

    Festa do Mastro de São Sebastião ocorre no dia 20/01,essa festa é feita em homenagem ao São Sebastião santo da igreja católica.Essa festa começa na semana anterior,decorando um tronco que e feita pelas mulheres e os homens estoura foguetes e cantando com os foliões.Depois esse mastro é levado para o patio da da Igreja de São João Batista que começa o resto da festa.

    ResponderExcluir
  3. Bruna Lopes Duarte 2º II

    A Festa do Mastro de São Sebastião é realizada no num domingo proximo a 20 de janeiro, trazida para Penha em 1777. Em Penha a festa é realizada na igreja de são joão batista armação do itapocorói. É feita a decoração de um tronco de madeira de 10 metros, erguido na frente da igreja e posto ao lado uma foto de São Sebastião.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Alunos:Antônio,Fernando Francez,Gabriel Yagi,Matheus e Rafael
    Série:8ª"2

    Bom ninguém do nosso grupo conhecia a festa.Mas nos interessamos muito vamos tentar achar mas coisas sobre essa festa.

    ResponderExcluir
  6. O São Sebastião é um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar, comportamento de solidariedade junto aos cristãos os quais eram perseguidos à época,por isso esse texto é muito interessante na história da Penha SC.
    Alunas: Caroline Francez, Geovana Souza,Sara Poletto, Bianca Silva, Gabriela Yasmin, Abigail Marquetti e Talyta Vieira.8ª '2'

    ResponderExcluir
  7. Nadine Soares 3º4

    Incrível como algo que aconteceu no século 3 em Roma permanece na cultura católica e veio parar aqui em Penha!
    Interessante como em 3 séculos depois, quando aconteceu a peste, as pessoas ainda se lembravam dele, e tinham fé que ele ia ajuda-los a curar as doenças.
    Mas tenho uma duvida: ele virou santo só porque era bonzinho?

    ResponderExcluir
  8. Aluno:Gustavo Aurélio de Souza
    Série:2º 01

    A Festa do Mastro de São Sebastião é realizada no num domingo proximo a 20 de janeiro, trazida para Penha em 1777.
    Um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar, comportamento de solidariedade junto aos cristãos os quais eram perseguidos à época.

    ResponderExcluir
  9. Anderson Filipe Moser
    Série:3°ano 05

    Esta festa ocorre no dia 20 de janeiro, trazida para Penha em 1777.Essa festa foi criada para homenagear São Sebastião santo da igreja católica. É feita a decoração de um tronco de madeira de 10 metros, erguido na frente da igreja e posto ao lado uma foto de São Sebastião.

    ResponderExcluir
  10. Aluno:Guilherme Lcoh 2°1

    20 de janeiro de cada ano a Igreja Católica Apostólica Romana comemora o dia de São Sebastião.São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar.Com culto tão difundido, era natural que a devoção também marcasse presença no Estado catarinense, notadamente em Penha, litoral Norte, onde a Festa do Mastro de São Sebastião sobrevive há muito.O primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo (20 de janeiro), quando o mastro é enfeitado durante uma cerimônia que dura cerca de três horas, no sábado ou no domingo à tarde.

    ResponderExcluir
  11. Adorei como algo que aconteceu no século 3 em Roma permanece na cultura católica e veio parar aqui em Penha! Mariana e Adryele 8 1

    ResponderExcluir
  12. Richard day fuchs 2º1 EMI

    A Festa do Mastro de São Sebastião é realizada no num domingo proximo a 20 de janeiro, trazida para Penha em 1777.O São Sebastião é um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Em Penha a festa é realizada na igreja de são joão batista armação do itapocorói.

    ResponderExcluir
  13. Thais Cristina Bualer.
    Série:3°ano 05
    A festa do Mastro de Sao Sebastiao foi trazida para Penha no ano de 1777, realizada no mes de janeiro, em um domingo,a festa foi criada para homenagiar Sao Sebastiao, santo da Igreja Catolica.

    ResponderExcluir
  14. Pedro Antônio Vieira
    Série:2º1

    A Festa do Mastro de São Sebastião é realizada no num domingo proximo a 20 de janeiro, trazida para Penha em 1777.
    São Sebastião tem comemoração especial, com direito a enfeite do mastro, procissão, cantoria, pagamento de promessas e Santa Missa.
    O primeiro momento da festa acontece quando o mastro é enfeitado durante a festa oque dura cerca de 2 a 3 horas após isso o mastro é transportado para a igreja de São João Batista onde fica fixado até o final da festa.

    ResponderExcluir
  15. Ricardo 304

    Para quem e devoto em santos ou segue a religião católica esta festa tem o intuito de celebrar o santo cujo as pessoas "acham" que ele curou as enfermidades que rondavam aquela época,as pessoas devotas cantam,rezam e enfeitam o mastro simbolo dessa devoção.

    ResponderExcluir
  16. Aluno:Luiz G. Pinto 2ª1

    A 20 de janeiro de cada ano a Igreja Católica Apostólica Romana comemora o dia de São Sebastião. Um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestO primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo (20 de janeiro), quando o mastro é enfeitado durante uma cerimônia que dura cerca de três horas, no sábado ou no domingo à tarde.
    ar o serviço militar, comportamento de solidariedade junto aos cristãos os quais eram perseguidos à época.

    ResponderExcluir
  17. Aluno: Esmael centeno da Luz

    20 de janeiro de cada ano a Igreja Católica Apostólica Romana comemora o dia de São Sebastião. Um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar O primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo (20 de janeiro), quando o mastro é enfeitado durante uma cerimônia que dura cerca de três horas, no sábado ou no domingo à tarde.

    ResponderExcluir
  18. Aluna:Amanda Silva Cipriano 305
    A Festa do Mastro de São Sebastião é realizada no num domingo proximo a 20 de janeiro, trazida para Penha em 1777.Um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar.O primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo (20 de janeiro), quando o mastro é enfeitado durante uma cerimônia que dura cerca de três horas, no sábado ou no domingo à tarde.

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Ariane costa da Silva 3º05
    A 20 de janeiro de cada ano a igreja Católica Apostólica Romana comemora o dia de São Sebastião.Um dos santos mais cutuados do catolicismo popular.O primeiro momento da festa começa uma semana anterior á data dedicada ao santo, quando o mastro e enfeitado durante uma cerimônia que dura de 3 horas, no sabádo ou no domingo á tarde. Um tronco de árvore com 10 metros de altura é deitado em cavaletes. Pessoas, a maioria mulheres, chega ao local com flores, folhagens e fitas. O local do enfeite do mastro acontece na Sociedade Esportiva Beira-Mar, no bairro de Armação,

    ResponderExcluir
  20. A Festa do Mastro de São Sebastião é realizada no num domingo proximo a 20 de janeiro, trazida para Penha em 1777. Em Penha a festa é realizada na igreja de são joão batista armação do itapocorói. É feita a decoração de um tronco de madeira de 10 metros, erguido na frente da igreja e posto ao lado uma foto de São Sebastião.

    Gabriel Fernando Mendes 2° 2

    ResponderExcluir
  21. Jailson Bósio, Gabriel Odair Rosa 3º5

    Cada ano, no dia 20 de janeiro, a Igreja Católica comemora o dia de São Sebastião. O primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo, no sábado ou domingo à tarde. Um tronco de 10 metros é enfeitado por mulheres e transformado em Mastro, os homens ficam com a parte dos foguetes e das cantorias. Depois do enfeite do Mastro ele é transportado para a Igreja de São João Batista e é fincado, permanecendo durante a Missa e a outra parte da festa.

    ResponderExcluir
  22. A Festa do Mastro de São Sebastião, acontece no dia 20 de janeiro de cada ano a Igreja Católica comemora o dia de São Sebastião. Um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar, comportamento de solidariedade junto aos cristãos os quais eram perseguidos à época.
    No Brasil, onde a presença do catolicismo popular é consideravelmente expressiva, a devoção ao santo foi trazida pelos portugueses que colonizaram o  seu território de além mar, imprimindo por meio do culto a santos representados pelo martirológico com dores e sofrimentos a potencialidade da fé.
    O primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo 20 de janeiro, quando o mastro é enfeitado durante uma cerimônia que dura cerca de três horas, no sábado ou no domingo à tarde.
    Após o enfeite, o mastro é transportado até o pátio da Igreja de São João Batista, onde será fincado e permanecerá enquanto a outra parte da festa, a da Santa Missa com a oferta de massas.

    Aluna: Tayná Cristina de Souza
    Série: 2º02 EMI

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. A Festa do Mastro de São Sebastião, acontece no dia 20 de janeiro de cada ano a Igreja Católica comemora o dia de São Sebastião. Um dos santos mais cultuados do catolicismo popular, São Sebastião era italiano, nascido em Milão, Roma. Soldado, serviu a guarda do Imperador Maximiliano, tendo demonstrado, ao prestar o serviço militar, comportamento de solidariedade junto aos cristãos os quais eram perseguidos à época.

    Cassiano Luiz Adriano 3º4

    ResponderExcluir
  25. Bem interessante o texto. A Festa do Mastro de São Sebastião é sobre um santo (como sempre, Católico) sendo ele um dos santos mais cultuados do catolicismos era italiano, trazido ao Brasil por portugueses de Portugal, é sempre começada uma semana antes a data dedicada ao santo, outra festa que não conhecia aparentemente.

    ResponderExcluir
  26. A festa do Mastro de Sao Sebastiao foi trazida para Penha no ano de 1777, realizada no mes de janeiro, em um domingo,a festa foi criada para homenagiar Sao Sebastiao, santo da Igreja Catolica.

    Sabrina Nogueira 3º noturno

    ResponderExcluir
  27. A festa é realizada no mês de janeiro, em um domingo,a festa foi criada para homenagear São Sebastião, santo da Igreja Católica.O primeiro momento da Festa começa uma semana anterior à data dedicada ao Santo 20 de janeiro, quando o mastro é enfeitado durante uma cerimônia que dura cerca de três horas, no sábado ou no domingo à tarde.
    Após o enfeite, o mastro é transportado até o pátio da Igreja de São João Batista, onde será fincado e permanecerá enquanto a outra parte da festa, a da Santa Missa com a oferta de massas.

    Evelyn Thamirys Van Den Bylaardt
    2º02 EMI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas