Rumo aos 70 anos



Penha está localizada no litoral Norte do Estado de Santa Catarina, foi colonizada por portugueses e açorianos, a partir de 1777, chegados com escravos negros que vieram trabalhar com eles na armação de caça às baleias. Os açorianos instalaram sua armação na localidade de Itapocorói, originando um povoado voltado às atividades econômicas que acabariam por definir o perfil de uma comunidade.
Com o recrudescimento da atividade de caça à baleia, a localidade de Armação de Itapocorói entrou em declínio e o centro de Penha passou a ter um significado importante no contexto da história.
A pedra fundamental em 10/11/1943, na gestão do Governo do Estado, o Senhor Nereu Ramos, e do então Prefeito de Itajaí, Sr. Francisco de Almeida, deu inicio a construção da escola. Três anos se passaram para a conclusão da obra do prédio; precisamente no dia 07 de julho de 1946 foi oficialmente inaugurado, pertencendo ainda, ao município de Itajaí.
O funcionamento da escola se iniciou no dia 09/07/1946, denominada Escola Mista Estadual de Parada I. A partir de 1952, com o concurso de remoção da professora Leonor Gonzaga, em 15/02/1952, a escola passou a denominar-se Escola Reunida “Hipólito Boiteux” pertencente à Vila de Penha, distrito de Itajaí. Em 1958 a Vila de Penha teve sua emancipação política.
Em 25/06/1968 tornou-se Grupo Escolar Manoel Henrique de Assis e mais tarde passou a Escola Básica Manoel Henrique de Assis.
O patrono da escola Manoel Henrique de Assis, nascido em Penha em 04 de abril de 1876, foi o responsável pela oficialização do cartório de Penha, a Escrivania de Paz e Tabelionato. Tabelião oficial de registro civil foi a maior autoridade a julgar e garantir os direitos do cidadão.

Manoel Henrique de Assis teve uma vida comum, onde com sua experiência e sua religiosidade procurava através de suas lições simples e práticas, ajudar no desenvolvimento do município como também das pessoas mais humildes. Faleceu em 24/10/1949. Hoje, patrono do maior colégio de Penha, em reconhecimento por seus feitos neste município.
De acordo com a portaria 198/78 passou a chamar-se Colégio Estadual Manoel Henrique de Assis, na ocasião com o curso de IIº grau com habilitação profissional de Técnico em Contabilidade. Em 17/07/1990, conforme a portaria 55/88, ficou autorizada o curso de Magistério, com término em 1995 e o curso de Contabilidade com o término em 1996. Em 2000 a escola recebeu a denominação de Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis.
Em 2003 o prédio foi interditado por motivos de segurança, pois o piso cedeu colocando em risco a estrutura da escola. Com o ocorrido as atividades escolares passaram temporariamente para a Sociedade Amigos de Penha, no centro do Município. Em 26/10/2005, houve a inauguração do novo prédio da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, erguida no mesmo espaço, Avenida Nereu Ramos, nº 105, Centro de Penha. Fica situada próximo à igreja Matriz e Prefeitura Municipal do referido município.
Em 2009 a escola ofereceu á comunidade uma nova alternativa de formação profissional, através do Curso Técnico em Hospedagem, integrado ao Ensino Médio. Em 2012 iniciou-se o Ensino Médio Inovador, uma proposta do MEC – Ministério da Educação e Cultura, de ensino integral para alunos de ensino médio.

Maria do Carmo Ramos Krieger

Comentários

Postagens mais visitadas